Como escolher um Microscópio Escolar?

Os microscópios verticais e estereoscópicos têm um papel importante no nosso sistema educativo. Muitos de nós provavelmente usamos um microscópio ou estereoscópio na escola ou até antes. Estes instrumentos permitem que os alunos observem detalhes estruturais muito pequenos e difíceis de ver a olho nu, como a estrutura de um músculo uniforme, a divisão celular ou os detalhes de um inseto. Eles também fornecem aos alunos uma experiência prática útil, em vez de somente avaliar imagens em um livro ou online. Ao comprar microscópios educacionais novos, certos recursos devem ser revisados, em especial porque estes microscópios serão usados por diversas pessoas e a maioria delas pode não ter experiência anterior com microscópios.

1. Tipo de microscópio – microscópio estereoscópico versus microscópio vertical

É importante compreender o que os alunos estarão revisando durante o seu programa de ensino. Se as amostras forem grandes e exigirem visualização em baixa ampliação, um microscópio estereoscópico pode ser a melhor escolha. Os microscópios estereoscópicos são ótimos para dissecções de biologia e para observar insetos, plantas, ossos, fósseis, rochas, minerais, metais e muitos outros materiais. Os microscópios estereoscópicos fornecem uma boa visão tridimensional do espécime e permitem que os alunos revisem a amostra com mais detalhe. Eles também fornecem uma distância de trabalho longa e fácil acesso às amostras.

Se estiver observando amostras microscópicas em alta ampliação, um microscópio vertical será a melhor escolha. Muitas dessas amostras são geralmente colocadas em lâminas de vidro, fixadas e coloridas. Contudo, também é possível visualizar amostras sem coloração (que tendem a ser de baixo contraste) usando iluminação de campo claro ao fechar o diafragma de abertura para aumentar o contraste. Um microscópio vertical é ótimo para visualizar bactérias, fungos, esporos de fungos, células da pele, seções de tecido, seções vegetais e muitas outras amostras biológicas. A alta ampliação permite que os seus alunos visualizem objetos que não podem ser vistos a olho nu.

Microscópios estereoscópicos da série SZ com oculares que reduzem a fadiga ocular, um suporte de LED universal que fornece acesso fácil à sua amostra e alta fidelidade de cor, bem como um sistema óptico Greenough para obter um nivelamento excelente. 50 Microscópio estereoscópico O microscópio vertical CX23 é projetado para facilidade operacional. Ideal para o aprendizado em microscopia, ele é econômico e garante um excelente desempenho óptico com um grande número de campo (FN) de 20. 52Microscópio vertical

2. Tamanho – compacto e leve significa conveniência

Ao comprar ou substituir os seus microscópios ou estereoscópios, é importante pensar sobre o tamanho das unidades, especialmente se elas forem movidas com frequência. Além disso, leve em consideração o local onde essas unidades serão armazenadas quando não forem usadas. É bom ter unidades menores que são leves e que podem ser movidas sem precisar de desmontagem. Você deve se certificar de que o modelo de microscópio escolhido possa ser transportado de forma fácil e confortável para evitar quedas e danos acidentais. Alguns modelos incluem formas de acoplar com segurança peças amovíveis ao microscópio para evitar a sua queda ou perda ao deslocá-lo. Perder as oculares, objetivas ou cabos de alimentação pode ser um grande inconveniente, por isso, ter a capacidade de mantê-los acoplados ao sistema irá ajudar com este problema.

Oculares de microscópio com mecanismo de fixação. Oculares fixas

Microscópio vertical CX23 da Olympus com mecanismo de bloqueio do foco e pegas ergonômicas para facilitar o transporte e o armazenamento. Bloqueio do foco

Microscópio biológico CX23 com pino de segurança para um posicionamento seguro do binocular. O tubo binocular rotacional pode ser bloqueado na posição pretendida.Pino de segurança

3. Durabilidade para suportar as exigências da sala de aula

Outro recurso que deve ser considerado é a resistência e durabilidade dos microscópios. Visto que estas unidades serão usadas em um ambiente educativo, elas serão manipuladas por muitos alunos que provavelmente não possuem experiência com microscópios. Você deve se certificar de que os microscópios possam suportar alguma força externa como colisão, deslocamento ou até queda. Alguns recursos de segurança integrados, como oculares e objetivas fixas, bem como clipes da platina acoplados, reduzem o risco de perder peças que são necessárias para o funcionamento do microscópio. Muitos microscópios possuem tubos de observação amovíveis, o que pode resultar em uma potencial queda durante o deslocamento, mas ter um pino de segurança que fixa o tubo de observação à estrutura ajuda a evitar isso. Também é importante proteger as suas objetivas de serem danificadas durante a observação. O recurso de bloqueio do foco pode ajudar a proteger as objetivas se os alunos aumentarem acidentalmente de forma excessiva o foco e baterem com a sua amostra na objetiva. Muitos fabricantes de microscópios também passaram das fontes de luz de halogênio para díodos emissores de luz (LEDs). Os LEDs são muito resistentes e duradouros. Eles irradiam muito pouco calor e a vida útil dos LEDs deve superar a do microscópio.

4. A facilidade de uso é a chave para um ensino e aprendizado eficientes

A facilidade de uso é provavelmente o recurso mais importante que um microscópio para estudantes pode oferecer. A maioria dos educadores preferiria aproveitar o seu tempo dando as suas aulas e observando lâminas em vez de ajustar e otimizar o microscópio de cada aluno. Alguns fabricantes de microscópios oferecem iluminação Köhler fixa, que reduzirá a necessidade de realizar a configuração Köhler em cada microscópio. A iluminação Köhler é um método usado em microscopia para obter uma iluminação ideal do espécime. Em aulas mais avançadas, os educadores podem desejar ensinar a técnica Köhler, por isso, é bom ter um microscópio flexível nesse sentido. Tal como mencionado anteriormente, não precisar configurar o microscópio sempre que ele é usado economiza o tempo dos educadores. Os microscópios ideais são os que permitem que os alunos simplesmente conectem, liguem e ajustem as oculares e comecem a visualizar as suas amostras.

Projetado para facilitar a operação, as características únicas do microscópio CX23 abrangem os alunos e todos os requisitos no ambiente pedagógico. Ele possui recursos que facilitam a suspensão, o transporte, a configuração, o posicionamento da amostra, a observação e o armazenamento.

5. Uma boa óptica contribui para a qualidade da educação em microscopia

A óptica é o coração de qualquer microscópio. Ela ajuda a visualizar todos os pequenos detalhes na sua amostra, portanto, é importante que o seu microscópio possua componentes ópticos de alta qualidade. Ter um microscópio que oferece um campo de visão grande e uma imagem uniforme é muito útil, pois os alunos podem ver mais da amostra de uma vez e a imagem será focada ao longo de toda a área. Ter objetivas com ampliações diferentes oferece mais flexibilidade. Isso permite que os alunos observem de perto uma amostra (baixa ampliação), mas também áreas de interesse (alta ampliação). Por último, é importante pensar sobre a fonte de luz. Como mencionado anteriormente, a maioria dos fabricantes usa LEDs atualmente. Os LEDs fornecem uma iluminação uniforme por toda a sua amostra e o seu processamento de cores expõe as suas verdadeiras cores.

Imagem de microscópio de uma amostra de tecido mostrando a diferença entre FN 18 e FN 20. FN significa número de campo, o que representa o tamanho do diafragma da ocular em mm e define a área da imagem do espécime.

6. A exibição e o compartilhamento de imagem facilitam o aprendizado

Imagem de microscópio de uma amostra de tecido mostrando a diferença entre FN 18 e FN 20. FN significa número de campo, o que representa o tamanho do diafragma da ocular em mm e define a área da imagem do espécime. Outro recurso interessante que os microscópios educacionais devem possuir é a capacidade de acoplar uma câmera com conexão sem fio (WLAN) para facilitar o compartilhamento ou a exibição da imagem. A flexibilidade oferecida pela conexão sem fio aumenta a eficiência, ajudando os educadores a economizar tempo e reduzir custos. Em alguns casos, pode ser conveniente para o educador exibir rapidamente para a sua turma uma imagem em uma lâmina. Uma câmera digital pode possibilitar que os educadores compartilhem a imagem do seu microscópio em tempo real com toda a turma, em vez de ter de chamar cada aluno individualmente para observar a amostra. Os alunos também podem usar a câmera digital para capturar as imagens da sua lâmina para referência futura e para compartilhá-las com os seus colegas.

Certifique-se de que o microscópio que você escolher corresponda às suas necessidades

Os microscópios podem ser ferramentas de ensino úteis, fornecendo aos alunos uma experiência prática e propiciando a observação de espécimes com maior detalhe. Há diversos microscópios educacionais disponíveis, portanto, espero que este guia o ajude a escolher o microscópio certo para as suas metas de ensino.

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